Aparelho Ortodôntico

  • Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares
  • As vantagens por optar na escolha de começar um tratamento com aparelho dentário são evidentes, devido a crescente preocupação com a saúde bucal, com a manutenção dos dentes brancos, com um sorriso bonito e com o bem-estar.

    A função principal do tratamento é pela busca do alinhamento correto dos dentes, mas, além disso, o aparelho ortodôntico beneficia na prevenção dos desgastes dos dentes e da gengiva, alinhando e auxiliando na higienização bucal.

  • Aparelho Ortodôntico

    O Aparelho Ortodôntico ou Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares são especialidades ortodontológicas que visam corrigir desvios e anomalias dento-faciais. Se você não gosta do seu sorriso, saiba que tem solução, com um tratamento de aproximadamente 12/24 meses você fica com o sorriso ainda mais lindo!

    Normalmente os inimigos do sorriso perfeito são os maus hábitos que adquirimos com o tempo. Na má posição da língua, dormir de boca aberta ou até mesmo dormir com o braço por de baixo do travesseiro podem influenciar na posição dos dentes.

    Por isso, é recomendável que na fase dos 5 ou 6 anos de idade, a mãe leve o filho para uma consulta ortodôntica, assim o dentista poderá avaliar e já diagnosticar um planejamento para qual a melhor época para a intervenção nos pacientes que precisarem do tratamento. Pois a maioria dos problemas de má posição dentaria são melhores tratadas na fase de crescimento.

    Como Funciona o Aparelho Dentário

    Os aparelhos ortodônticos funcionam da seguinte forma: Aplicando pressão continua por um período prescrito pelo seu dentista, com o objetivo de mover de forma lenta seus dentes em uma direção especifica na busca do resultado ideal. As opções de aparelhos são diversas, e com o avanço da tecnologia, não será apenas o famoso “sorriso metálico” a solução do seu problema. Confira as opções de aparelhos ortodônticos e tratamentos que podem resultar benefícios ao seu sorriso e saúde bucal.

    Vantagens do Aparelho Ortodôntico

    As vantagens por optar na escolha de começar um tratamento com aparelho dentário são evidentes. Surgem sempre inúmeras duvidas afinal o tratamento exige comprometimento na hora da manutenção e cuidados higiênicos. A função principal do tratamento é pela busca do alinhamento correto dos dentes, mas, além disso, o aparelho ortodôntico beneficia na prevenção dos desgastes dos dentes e da gengiva, prevenindo problemas com o maxilar, pois automaticamente ele será alinhado, para o auxilio de abrir e fechar a boca e também fechando os espaços entre os dentes alinhando e auxiliando na higienização bucal.

    Qual o processo do tratamento de Aparelho Ortodôntico?

    Os aparelhos ortodônticos funcionam da seguinte forma: Aplicando pressão continua por um período prescrito pelo seu dentista, com o objetivo de mover de forma lenta seus dentes em uma direção especifica. Á medida em que ocorre a movimentação dos dentes, consequentemente, o osso também se move reformando o formato reabsorvendo a raiz do dente para uma nova posição. Visualizando essa ideia, parece um tratamento muito doloroso. Claro que esse processo não é indolor, por isso esse processo é gradual, para que assim não ocorram desconfortos ou dores permanentes.

    As opções de aparelhos são diversas, e com o avanço da tecnologia, ou seja, não será apenas o famoso “sorriso metálico” a solução do seu problema.

    Opções de Aparelhos Ortodônticos e suas funções:

    Aparelho Fixo- O aparelho fixo é o tipo mais comum e conhecido. Possui fio, bandas e braquetes que auxiliam na composição para o tratamento. As bandas são colocadas como um anel em torno do(s) dente(s) utilizado como ancora para o aparelho, enquanto os braquetes são presos na parte frontal dos dentes. Os fios, em formato de arco, passam entre os braquetes e por fim presos pelas bandas. De período em período ao apertar o fio ocorre à movimentação dos dentes esperando o resultado desejado. Hoje em dia os aparelhos fixos estão mais leves e com menos exposição do metal podendo também obter um aparelho mais colorido.

    Nivelador- A opção do aparelho nivelador é uma nova escolha feita especialmente pensando nos adultos. Os ortodontistas estão utilizando esse aparelho por ele proporcionar o mesmo efeito do fixo, porém sem o uso de fios, braquetes e bandas. De um jeito mais discreto, por ser transparente, e móvel. Auxiliando na hora de se alimentar e na hora da higienização bucal.

    Contentores Móveis- Os contentores móveis são utilizados logo após o tratamento com o fixo. Utilizado no céu da boca, tem como objetivo manter e prevenir que os dentes voltem para a posição desalinhada de inicio.

  • Dúvidas?

    Ficou com alguma dúvida? Entre agora em contato conosco.

    Entre em Contato